Aluna do Colégio na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2017

Assembleia da República Portuguesa
No passado dia 9 de maio, desempenhei a função de Secretária na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, realizada na Assembleia da República Portuguesa, em Lisboa.
No início da sessão, a Presidente da Mesa, Sara Santos, Deputada do círculo de Aveiro, partilhava a mesa com o Presidente da Assembleia da República (AR), Eduardo Ferro Rodrigues, com o Presidente da Comissão de Educação e Ciência, o Deputado Alexandre Quintanilha, com a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão (em representação do Ministro da Educação) e com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.
Seguiram-se as intervenções do Presidente da Assembleia da República, do Presidente da Comissão de Educação e Ciência e dos Secretários de Estado na sessão de abertura do Plenário do Parlamento dos Jovens, após as quais a Presidente passou a partilhar a mesa com a Vice-Presidente da Mesa, Marta Inácio, Deputada do círculo de Portalegre, com o Secretário da Mesa, Miguel Parente, Deputado do círculo do Porto, e comigo, Secretária da Mesa, Deputada do círculo de Beja.
A Sessão Plenária foi dividida em dois períodos: o de perguntas e o de debate e votação da nossa recomendação final sobre o tema “A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local.”.
Durante o período de perguntas tivemos a presença da Margarida Balseiro Lopes e Duarte Marques (PSD), da Odete João e João Galamba (PS), do Luís Monteiro (BE), da Ilda Araújo Novo (CDS-PP), da Ana Mesquita (PCP) e da Heloísa Apolónia (PEV).
No decurso do período de debate, tive a oportunidade de observar a capacidade de argumentação dos Porta-vozes de cada círculo presente e digo sinceramente que fiquei bastante surpreendida, pois concluí que a juventude de Portugal está bem preparada para o amanhã, o que mostra que os jovens querem saber da política, querem saber do seu futuro, estão preocupados e estão a trabalhar.
Ter a oportunidade de ver o desempenho de cada um deles fez, inclusivamente, com que a vontade de participar civicamente na minha vida fosse ainda maior.
Por fim, resta-me dizer que foi uma experiência inesquecível e deveras gratificante. Estou confiante e acredito na juventude de hoje!



do Curso Profissional Técnico de Receção